Cinco espécies de orquídeas são descobertas nas Filipinas




Região tomada por rebelião protege as orquídeas de furtos em regiões montanhosas

Miguel David de Leon/ Francepresse
Uma das orquídeas descobertas é do gênero Dendrobium: raridade

Manila - Cinco novas espécies de orquídeas foram descobertas em montanhas remotas das Filipinas, onde estavam protegidas de furtos devido a uma rebelião na região, segundo ambientalistas.
As espécies são encontradas apenas em uma cordilheira na região de Mindanao, no sul das Filipinas, de modo que não eram conhecidas pelos pesquisadores que catalogam a vida vegetal no país, disse o especialista Miguel David de León.
O furto de orquídeas selvagens, principalmente por moradores locais, está fora de controle nas Filipinas. Algumas comunidades costumam colher essas flores sem autorização para exportá-las ou vendê-las nas estradas. Mas Mindanao é uma das regiões do país devastadas por uma das rebeliões mais longas da Ásia, na qual guerrilhas maoístas se mantém em atividade com o apoio das comunidades locais. "O problema da insurgência ajuda a evitar que caçadores de orquídeas entrem nas florestas", disse De Leon, um conservacionista de plantas e animais selvagens que encontrou as espécies enquanto caminhava nas montanhas da província de Bukidnon, em Mindanao. "Estas áreas são muito isoladas. O terreno é traiçoeiro, acessível apenas a pé e, ocasionalmente, por motocicleta ou cavalo", acrescentou.
As novas espécies, que foram descritas na publicação alemã Orchideen Journal neste ano, incluem uma deslumbrante flor amarela salpicada de manchas marrons. "É uma das mais atraentes do seu gênero", disse De Leon. "As outras espécies são vermelhas ou roxas, mas esta se destaca porque tem o tom mais brilhante de amarelo", completou. De Leon, o taxonomista australiano Jim Cootes e o pesquisador filipino Mark Arcebal Naive batizaram a espécie mais vívida de Epicrianthesaquinoi, em homenagem ao presidente das Filipinas, Benigno Aquino, cuja família costuma vestir amarelo nos seus comícios políticos. As espécies descobertas incluem duas do gênero Dendrobium, uma toda branca e uma branca com toques de vermelho, uma Epicrianthes vermelha escura, e uma orquídea Phalaneopsis verde com listras vermelhas.
Cootes, que já escreveu três livros sobre orquídeas filipinas, disse que as descobertas mostraram a rica biodiversidade da nação do sudeste asiático, com mais espécies à espera de serem encontradas. "Precisamos preservar o que resta, porque as variações dentro das diferentes espécies é tão grande que é quase incalculável", disse Cootes. "As montanhas em todo o arquipélago precisam ser preservadas", acrescentou. A organização Conservação Internacional, sediada nos Estados Unidos, coloca as Filipinas entre os 35 pontos com maior biodiversidade – com áreas com vidas animal e vegetal entre as mais ricas do mundo, mas também as mais ameaçadas. O desmatamento que se alastra pelas montanhas do país também destrói habitats de orquídeas, bem como arbustos, fungos e algas que mantêm as florestas vivas.
Francepresse
FOLHA DE LONDRINA
Cinco espécies de orquídeas são descobertas nas Filipinas Cinco espécies de orquídeas são descobertas nas Filipinas Revisado por Blog do Chaguinhas on 06:55:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios