[Fechar]

Últimas notícias

Paraná avança em ranking de transparência

Notas das prefeituras melhoraram 40% em relação a dezembro de 2015, enquanto administração estadual teve evolução de 42,62%


Curitiba – O nível de transparência dos municípios paranaenses aumentou 40,02% nos últimos seis meses, segundo levantamento divulgado ontem pelo Ministério Público Federal (MPF). Os índices dos portais das 399 prefeituras do Estado subiram de 4,22, em dezembro de 2015, para 6,13, numa escala que vai de zero a dez. Já a nota do governo passou de 6,10 para 8,7, o que corresponde a um acréscimo de 42,62%. A gestão Beto Richa (PSDB) aparece agora na 12ª colocação. A avaliação leva em conta questões como ferramentas de pesquisa na internet, informações de despesa, receita, licitações e contratos, além de divulgação de relatórios e boas práticas.
Curitiba divide a liderança nacional com três capitais: Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Recife (PE). No primeiro estudo, a cidade havia atingido 8,10. No Paraná, também obtiveram nota máxima: Balsa Nova, Campina do Simão, Campina Grande do Sul, Mercedes, Pinhais e Rio Negro. Por outro lado, Céu Azul e Santa Cecília do Pavão sequer pontuaram. Outras 28 cidades ficaram abaixo de dois pontos. Londrina, por sua vez, ocupa o 60º lugar, com média 8,60 - 13,16% acima do balanço do ano passado, quando obteve 7,6.
No total, foram avaliados portais de 5.567 municípios, 26 estados e o Distrito Federal. A média nacional subiu de 3,92 para 5,15, enquanto o número de cidades com nota 10 aumentou de sete para 120. Em 2015, somente o Espírito Santo figurava no topo do ranking. Agora, entraram na lista Ceará e Rondônia. O estudo completo está disponível no link http://rankingdatransparencia.mpf.mp.br.
Conforme o MPF, as administrações que ainda descumprem as leis de transparência serão acionadas judicialmente. A previsão é de que sejam propostas 1.987 ações civis públicas por procuradores da República de todo o País, que devem atuar em rede, de forma simultânea. O órgão encaminhou, ainda, mais de três mil recomendações, cientificando os governos dos pontos a serem corrigidos em seus sites.

Mariana Franco Ramos
Reportagem Local
FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2