[Fechar]

Últimas notícias

Vai nevar? Saiba o que promete o inverno para o Paraná


O inverno de 2016 no Paraná e nos demais estados da região Sul do país não deve fugir à regra da estação: haverá o avanço mais constante de massas polares, diminuição do volume de chuvas e temperaturas congelantes. Se em 2015 o El Niño tornou a chuva mais significativa que o frio, este ano a estação – que começa oficialmente às 19h34 desta segunda-feira (20) – será bem mais rigorosa, segundo apontam relatórios de institutos nacionais de estudos climatológicos.

De acordo com o Simepar, o inverno deste ano no Paraná deve repetir por inúmeras vezes as condições trazidas pelas intensas ondas de frio já registradas neste outono, com dias seguidos de temperaturas abaixo de zero e geadas fortes. O impacto do fenômeno El Niño – em um período ‘neutro’ e de transição para La Niña – é menor e deve deixar o volume de precipitação dentro da média, ou seja, mais baixo do que no ano anterior, com mais chances de dias de frio mais intenso.

“Este ano teremos um inverno mais típico para o Paraná e que vai ser mais rigoroso que os dois últimos anos, pelo menos. Em 2015 tivemos a entrada de poucas massas de ar polar. Esse ano não. E em junho já tivemos uma pequena amostra do que vem pela frente, com dias secos e, consequentemente, temperaturas mais baixas”, ressalta o meteorologista do Simepar Lizandro Jacóbsen.

Geadas

A combinação frio e geada, que já chegou com força ainda no outono, tem grandes chances de se estender ao longo do inverno em toda a região Sul. No Paraná, as porções Centro Sul, Campos Gerais, Sudoeste e Região Metropolitana de Curitiba (RMC), como sempre, devem sem os locais com maior probabilidade de amanhecerem com os gramados cobertos de cristais de gelo. A parte Norte do estado, como em Londrina e Maringá, também deva ter condições favoráveis para registrar o evento. Quanto à neve, por enquanto, as previsões se concentram apenas para o estado catarinense.

“Vamos ter um frio certamente mais rigoroso do que ano passado, talvez como em 2013. Neste ano, tivemos neve no Paraná, mas ainda não dá para falar nada sobre isso. É uma combinação muito rara, mas que pelo menos na serra de Santa Catarina deve ocorrer”, pondera Jacóbsen.

Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário

UA-102978914-2