[Fechar]

Últimas notícias

FUTEBOL - Londrina sofre com criação de jogadas

Segundo dados do FutScout, LEC é a terceira equipe que mais erra passes na Série B; alviceleste também é o antepenúltimo em finalizações certas


A campanha do Londrina até aqui no Brasileiro da Série B tem mostrado um time aplicado e forte na marcação e com uma defesa segura. Ao mesmo tempo, o alviceleste sofre com a criação de jogadas ofensivas, o que resulta em poucos gols.
Após 14 rodadas, os números do campeonato traçam um perfil do futebol apresentado pelo LEC na competição. Entre os 20 times, o Londrina é apenas o 12º em passes certos: 3.757. O líder do quesito é o Oeste, do técnico Fernando Diniz, que acertou 7.244. A equipe paulista é formada por jogadores do Audax, que chegou até a final do Paulistão com um bom futebol, marcado pela posse de bola e toques rápidos.
O Tubarão também é o terceiro que mais erra passes na competição nacional. Foram 655, contra 672 do Joinville, o líder no quesito. O lateral esquerdo Léo foi o jogador que mais errou passes no Brasileiro: 114. Os dados são da FutScout, que através de plataformas, acompanha todos os jogos da Série B.
A consequência de tantos passes errados é que o time chega pouco ao ataque e finaliza mal. O LEC é o 18º, antepenúltimo, em finalizações certas: 50. O Bahia acertou o gol dos rivais 86 vezes. Não é por acaso que o time fez apenas 13 gols em 14 jogos e, por isso, tem apenas o 14º melhor ataque. O Vasco é a equipe que mais marcou: 24. Entre os atletas que mais finalizaram certo na Série B, Keirrison é o melhor londrinense, mas aparece somente na 29ª posição, com nove conclusões.

DEFESA
A ótima performance da defesa, a segunda melhor, ao lado do Brasil de Pelotas, com 12 gols sofridos – a melhor é do Atlético, com oito – muito se explica pelo poder de marcação do time. O Londrina é o quinto time que mais desarma (230), porém é o sexto que mais perde a bola (496).
A pegada da equipe as vezes se torna exagerada e garante ao LEC o posto de mais faltoso da Série B - 266 infrações - e mais indisciplinado. Foram 50 cartões amarelos e dois vermelhos. Igor, Rafael Gava e Paulinho Moccelin foram advertidos cinco vezes. Atualmente no elenco, oito jogadores estão pendurados com o segundo cartão amarelo. O alviceleste é o quinto que mais sofre faltas: 251.
Germano é o sexto atleta mais faltoso – 32 – e Jô o nono que mais sofreu – 30.
"Os números sozinhos muitas vezes são frios. Por isso é importante quantificar e também qualificar os dados. Uma análise técnica leva em consideração todas estas informações inseridas em uma situação de jogo, no contexto de uma partida. A partir daí se tornam números importantes para a evolução das equipes", afirmou o analista de desempenho Emanuel Teste, da FutScout.

Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local
FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2