[Fechar]

Últimas notícias

TEMPORAL AFETA QUASE 18 MIL NO PARANÁ


Imbituva, no Centro-Sul do Estado, teve 2.426 pessoas afetadas pelos temporais


Quase 18 mil pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas acompanhadas de granizo e vendaval que atingiram o Estado entre a tarde de terça-feira (12) e a manhã de quarta (13). De acordo com o boletim da Defesa Civil Estadual, atualizado no final da tarde desta quarta (13), 17.935 pessoas foram afetadas em 29 municípios. O rastro de destruição atravessou o Paraná em uma faixa que vai do Oeste ao Litoral, passando pelo Sudoeste, Região Central e Campos Gerais.
Ainda de acordo com o boletim, 1.188 pessoas ficaram desalojadas - 878 permaneciam nesta situação até a noite de quarta (13) – e sete desabrigadas. Os temporais danificaram 4.596 casas. Segundo a Defesa Civil, 15 pessoas ficaram feridas, a maioria em acidentes ao tentar consertar danos nos telhados. Os estragos foram mais graves em quatro cidades: Cascavel (Oeste), Salto do Lontra (Sudoeste), Imbituva (Centro-Sul) e Telêmaco Borba (Campos Gerais).
O município mais atingido foi Salto do Lontra. De acordo com o subtenente Anselmo Gross, da Defesa Civil, 4.910 pessoas sofreram de alguma forma com o temporal. Dessas, 800 ficaram desalojadas. Gross informou que as equipes trabalharam para fazer a entrega de lonas e outros materiais de construção. Segundo ele, os danos ainda são calculados, mas existe uma grande possibilidade do município decretar situação de emergência. "Tivemos o registro de dez pessoas que sofreram quedas ao tentar consertar os telhados ainda pela madrugada, mas nenhuma delas corre riscos. É preciso ter bom-senso e colocar a vida sempre em primeiro lugar", advertiu o subtenente.
Outras quatro cidades do Sudoeste registraram estragos. Em Santa Izabel do Oeste, uma antena de internet foi derrubada pelo vento, além de terem sido registrados estragos em coberturas de casas e empresas. Pérola do Oeste e Bela Vista da Caroba contabilizam os maiores estragos na área rural.
Na maior cidade do Oeste do Estado, o temporal da noite de terça-feira (12) causou estragos em 32 bairros e em alguns distritos. Ao todo, foram 2 mil pessoas afetadas e 500 casas danificadas em Cascavel. Árvores e postes foram derrubados com o vento. Até a tarde desta quarta (13), a Defesa Civil havia atendido 140 casas afetadas com o forte vento e a chuva de granizo e distribuiu 12 mil metros de lonas. De acordo com o secretário de Assuntos Comunitários, José Carlos da Costa, a região mais atingida foi a do Jardim Universitário.
Imbituva teve 2.426 pessoas afetadas pelos temporais. Até o final da tarde desta quarta (13), pelo menos 20 permaneciam desalojadas. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, 600 casas foram danificadas. As ruas ficaram cobertas de gelo. "Temporal de granizo como este eu nunca vi. Há 20 anos teve um parecido, mas menos intenso", contou o servidor municipal Jhonny Nascimento. Segundo ele, em alguns pontos da cidade, a camada de gelo sobre o asfalto chegou a 30 centímetros. Com o uso de um drone, a Defesa Civil fazia o mapeamento aéreo dos estragos.
Em Telêmaco Borba, o temporal começou por volta das 2 horas de quarta (13) e, em menos de uma hora deixou 1.230 casas danificadas. Segundo a Defesa Civil, 2.526 pessoas foram afetadas e 25 ficaram desalojadas. A prefeitura informou que as áreas mais atingidas foram os bairros São João, São Silvestre e Jardim Bonavila. De acordo com a assessoria de imprensa, 40 mil metros de lona foram distribuídos e não havia material de construção suficiente para atender a todos os moradores que tiveram danos nas casas.
O Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) informou que, na terça (12), os ventos chegaram aos 103 km/h em Cascavel. Já na madrugada da quarta (13), Goioerê (Centro-Oeste) registrou rajadas que ultrapassaram 109 km/h. O capitão Romeu Yagui, da Defesa Civil Estadual, informou que os prejuízos estão sendo levantados e que há a possibilidade de vários municípios decretarem situação de emergência.
Celso Felizardo
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2