[Fechar]

Últimas notícias

IDEB - Trabalho coletivo para melhorar a educação

Escola Municipal Neman Sahyun, localizada na zona norte de Londrina: quinta melhor do estado


O desempenho de escolas que obtiveram notas acima de 8 no Ideb gera a esperança de que há um caminho para a melhoria da educação no Paraná. E receita para esse sucesso passa pelo comprometimento de professores, diretores, pais e alunos, atitude em comum constatada pela reportagem ao fazer entrevistas nessas instituições. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2015 foi divulgado na semana passada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Em Londrina, a melhor colocada é a Escola Municipal Neman Sahyun, localizada no Conjunto Ruy Virmond Carnasciali (zona norte), com 8,2 pontos – é a quinta melhor do estado. O porteiro e professor da escolinha de futebol da escola, Paulo Rogério da Silva tem um filho que realizou a prova. Segundo ele, é visível o empenho dos professores e da direção. "Há muita garra dos professores e a cobrança foi grande. Saber que meu filho fez parte disso nos dá orgulho", ressalta. Natan já não estuda mais na instituição, mas o pai afirma que ele leva essa bagagem educacional que obteve no Neman Sahyun. "Com certeza está fazendo a diferença", afirma.
Para Beatriz Garcia Serrano, 8 anos, aluna do 3º ano, a notícia da nota do Ideb já está na ponta da língua. "É a melhor escola de Londrina", diz com orgulho. "As aulas são legais e as professoras ensinam muito bem. Hoje eu tive aula de Matemática, aprendi a fazer contas de somar com três dígitos. Foram problemas fáceis de resolver", conta esbanjando confiança.
A "pressão" para continuar mantendo as notas altas agora recaem sobre os alunos que estão no 4º ano. A padeira Leila Moreira dos Santos é mãe da Débora Vitória, 10 anos, que está justamente nessa fase. "A Débora veio de outro colégio e desde que chegou aqui passou a ler melhor e escrever melhor", observa.
"Esse bom desempenho é fruto de um trabalho em conjunto. Nosso entrosamento é muito grande, seja com alunos, pais ou professores. Entre os docentes, se um tem dificuldade, o outro ajuda", expõe a professora de Ensino Fundamental, Márcia Regina Spagnolo Carli Loures. Ela ressalta que as famílias também dão esse retorno quando veem que a escola está empenhada.

REFORÇO
Para os alunos que apresentam um desempenho abaixo do esperado, existe um reforço grande. Este papel cabe ao professor auxiliar. "Nós instigamos os alunos a pensar. Em um problema de matemática, ensinamos como fazer as operações, mas ao dar um problema, não dizemos como ele irá resolvê-lo. Deixamos ele resolver de acordo com o seu raciocínio", explica o professor Paulo Urquiza;
A diretora da escola, Regiane de Souza Gomes, reforça que a nota é resultado do comprometimento dos professores, pais e alunos. "É um trabalho coletivo, todo mundo contribui. E isso acontece desde o primeiro até o quinto ano. Quando a gente vê que algo não está dando certo, vai mudando a estratégia de aprendizagem. A gente veste a camisa e luta junto para conquistar esse ideal", aponta. A escola tem 250 alunos. (Leia mais na pág.2)
Vítor Ogawa
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2