[Fechar]

Últimas notícias

Mutirão reduz espera por aparelhos auditivos



"Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Esperava há três anos por esse momento e agora vou poder ouvir o que as pessoas falam", comemora Janir de Moraes


Cornélio Procópio - "Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Esperava há três anos por esse momento e agora vou poder ouvir o que as pessoas falam", comemora a aposentada Janir de Moraes, de 80 anos. Ela recebeu o aparelho auditivo na semana passada em mais uma etapa do mutirão, que está zerando a fila de espera de pacientes com deficiência auditiva no Paraná. Desta vez, mais 20 pacientes da região de Cornélio Procópio foram beneficiados e puderam voltar a ouvir graças à iniciativa do governo estadual.
A ação abrange pacientes dos 21 municípios da 18ª Regional de Saúde. O trabalho de triagem, fornecimento e acompanhamento é feito através da parceria com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Norte do Paraná (Cisnop). Os recursos do Estado possibilitaram que o consórcio ampliasse em seis vezes o número de aparelhos auditivos distribuídos mensalmente. Até junho, 35 próteses eram entregues por mês. Atualmente, este número foi elevado para 217 aparelhos mensais.
O mutirão de aparelhos auditivos faz parte da estratégia de ampliação dos serviços e procedimentos de média e alta complexidade do SUS. O Paraná é o único Estado do País a destinar recursos próprios para este fim. Somente neste ano, mais de R$ 80 milhões serão aplicados no setor.
O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, afirma que o objetivo é fornecer cerca de 1,3 mil aparelhos gratuitos até o fim do ano. "Desde julho, quando o mutirão foi iniciado, 457 pacientes já receberam o aparelho na região. Pessoas que aguardavam há anos pela prótese auditiva fornecida pelo SUS", destaca.
"Trata-se de um programa pioneiro, que só o Paraná faz. Somente aqui em Cornélio Procópio, o Estado está aplicando R$ 900 mil neste mutirão, que está transformando a vida de milhares de pessoas", explica Caputo Neto.
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2