[Fechar]

Últimas notícias

Em busca de uma identidade industrial para o Norte Pioneiro

Cornélio Procópio - Para ajudar o desenvolvimento do Norte Pioneiro, diversas entidades da sociedade têm elaborado projetos para melhorar a economia da região. Em Cornélio Procópio a intenção é focar na agrobiotecnologia, enquanto que Jacarezinho pensa em desenvolver inovação para o setor alimentício.
O Conselho de Desenvolvimento Econômico Procopense (Codep), criado em 2015, é formado por representantes de empresários locais, comerciantes, universidades, prefeitura, Câmara de Vereadores, visando unir os diferentes setores para o foco em comum. "Nossa região tem boas faculdades, que atraem pessoas do Brasil todo, mas não podemos ficar apenas nisso. É preciso aproveitar mão de obra altamente capacitada que formamos, incentivando a criação de empresas, que gerem empregos e riqueza na região", reforça o economista da Uenp, Fernando Sorgi.
Para isso a intenção do Codep é estimular uma vocação industrial regional. "Temos bons cursos na região na área da agronomia, veterinária, ciências biológicas e engenharias. Pensamos em trabalhar o setor da agrobiotecnologia, que seria a produção de tecnologia em equipamentos e biotecnologia. Para isso precisamos unir os diferentes setores e trabalhar em conjunto", diz.

TECNOLOGIA ALIMENTÍCIA
Em Jacarezinho, a iniciativa partiu do Sebrae, com a criação do projeto Sistema Regional de Inovação, que também visa ao desenvolvimento econômico local, porém no setor de tecnologia alimentícia. "Já existem 400 micros e pequenas empresas de alimentos na nossa região. Temos uma graduação em Alimentos em Jacarezinho, um bom parque tecnológico com uma incubadora no Instituto Federal de Tecnologia, curso de informática, engenharia, e a proximidade com São Paulo, que é um dos maiores centros consumidores de alimentos do mundo. Nos falta trabalhar em conjunto, olhando para a mesma direção, e impulsionar empresas que tragam desenvolvimento econômico para a nossa região, pois capacidade não nos falta", afirma o consultor do Sebrae de Jacarezinho, Odemir Capello. (R.P.)
Rubia Pimenta
Especial para a FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2