[Fechar]

Últimas notícias

Curso de Direito da Uenp entre os melhores do Brasil

Jacarezinho – Apenas um curso da região Norte Pioneiro atingiu a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A graduação em Direito da Universidade Estadual Norte do Paraná (Uenp), em Jacarezinho, conseguiu o conceito 5, ficando com o 8º melhor desempenho do País, e o mais alto entre as instituições do Sul do Brasil. Outros dois cursos da região obtiveram boas avaliações: Ciências Contábeis, da Uenp, e Direito, da Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti (Feati/Uniesp), ambos com conceito 4.

As notas do Enade, divulgadas recentemente, avaliaram os estudantes que concluíram, em 2015, os cursos de Direito, Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Comunicação Social, Turismo, entre outros. A prova, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), do Ministério da Educação (MEC), acontece a cada três anos e é obrigatória para obtenção do diploma.

O conceito obtido pelo curso de Direito de Jacarezinho colocou a comunidade acadêmica da Uenp em festa. É um dos mais antigos do Paraná, e está completando 49 anos neste ano. Atualmente são 350 alunos na graduação, além dos estudantes de mestrado e doutorado. O corpo docente é formado por 15 professores doutores (cinco com pós-doutorado em universidades europeias) e 10 mestres (alguns já cursando o doutorado).

O diretor do CCSA, Luiz Fernando Kazmierczak, e a reitora da Uenp, Fátima  Padoan, não escondem a satisfação pelas notas obtidas no Enade:  bom nível dos estudantes e empenho dos professores
O diretor do CCSA, Luiz Fernando Kazmierczak, e a reitora da Uenp, Fátima Padoan, não escondem a satisfação pelas notas obtidas no Enade: bom nível dos estudantes e empenho dos professores


O curso recebe a nota 5 do Enade desde a aplicação do primeiro exame, em 2006, e são antecedidos por oito conceitos "A" consecutivos do antigo provão do Ministério da Educação (MEC). A graduação também possui o selo "OAB Recomenda", que é outorgado pela Ordem dos Advogados do Brasil aos cursos com bom desempenho no exame da instituição. "O índice de aprovação sempre foi acima de 50%. Recentemente tivemos mais de 70% dos alunos aprovados na OAB ainda no 5º ano", diz o diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Luiz Fernando Kazmierczak.

Outra relevância do curso são os programas de pós-graduação. O Mestrado da instituição tem 15 anos e formou mais de 200 mestres. Em 2016, a universidade conseguiu a aprovação do Doutorado (o único público do interior do Paraná), com duas turmas já em andamento.

Para Kazmierczak, o resultado no Enade está associado ao bom nível dos estudantes e empenho dos professores. "O vestibular do curso de Direito é um dos mais concorridos da Uenp. A dedicação e comprometimento nos cinco anos também fazem a diferença. Somam-se a isso a capacitação do corpo docente, incentivos para pesquisa e a forte integração com a pós-graduação."

ENTRE AS MELHORES
As últimas notas do Enade impulsionaram a classificação da Uenp no ranking das melhores universidades brasileiras, passado da 96ª posição para a 90ª. Com isso, a Uenp posiciona-se como a 14ª melhor universidade estadual do Brasil. "Somos a universidade que mais cresceu no ranking no Paraná", frisa a reitora da instituição, Fátima Aparecida da Cruz Padoan.

Além da nota dos estudantes na prova, a avaliação do Inep também verifica titulação e dedicação exclusiva dos docentes, infraestrutura, entre outros fatores. Para a reitora o resultado foi fruto de investimentos na formação dos professores e infraestrutura. "Tivemos um salto de 80% na titulação de professores que eram mestres e agora são doutores, muitos estão trabalhando com dedicação exclusiva, com projetos de extensão, pesquisa e internacionalização", reforça.

No curso de Ciências Contábeis, a nota 4 foi recebida como recompensa de um grande esforço. A reitora, que é docente de Contábeis, ressalta que o conceito dobrou desde a última avaliação. "Temos muito a agradecer aos alunos e aos docentes. Existem restrições no curso, pois somos apenas em 10 professores, mas estamos conseguindo ter um ótimo desempenho".

Sobre os cursos de Administração e Economia, que receberam as notas 3 e 2 respectivamente, Fátima acredita que haverá evolução na próxima avaliação. "Muitos professores desses cursos estão afastados para concluir o doutorado. Também conseguimos uma verba de R$ 860 mil para compra de livros que sejam referências para os cursos. Tudo isso deve ajudar a melhorar o nosso conceito".
Rubia Pimenta
Especial para a FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentário

UA-102978914-2