Romanelli reivindica estadualização do Hospital Regional do Norte Pioneiro



O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Luiz ClaudioRomanelli (PSB) apresentou nesta segunda-feira (29) requerimento endereçado ao governador Beto Richa e ao secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, solicitando a estadualização do Hospital Regional do Norte Pioneiro, localizado em Santo Antônio da Platina.

Segundo Romanelli, o Hospital Regional do Norte Pioneiro é administrado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Norte Pioneiro -  Cisnorpi, faz parte do Programa Rede Mãe Paranaense e é referência para maternidade para os 22 municípios que compõem a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho.


“O hospital atende 22 municípios pertencentes a 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho, população abrangente de aproximadamente 290 mil habitantes e vem se destacando pelos atendimentos da maternidade, já que atende gestantes  de risco habitual, intermediário e alto risco. A reivindicação dos prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Norte Pioneiro - Amunorpi - é a estadualização do Hospital do Norte Pioneiro e a implantação da Fundação Estatal de Atenção à Saúde no Paraná- Funeas”, salientou Romanelli.

O hospital, além de ser referência para o atendimento às gestantes, atende as especialidades de ortopedia, pacientes referenciados de traumatologia de média complexidade e cirurgias gerais eletivas, possui uma capacidade instalada de 73 leitos, sendo 10 leitos de UTI Neonatal, 38 leitos obstétricos, 17 clínico cirúrgicos e 8 leitos de pediatria para atendimento aos recém-nascidos. Até novembro de 2016, foram realizados 1.424 partos, sendo 858 partos normais e 566 partos cesáreas.

A Secretaria de Saúde e os municípios repassam  recursos para custeio do hospital por meio de convênio com o Consórcio Intermunicipal do Norte Pioneiro. Com a estadualização, o hospital será mantido pelo Estado, sem a necessidade de aumento da contribuição dos municípios para manter o Hospital Regional. “ Com a estadualização, será possível  oferecer melhor qualidade nos serviços de saúde pública, desde atenção básica a média complexidade, dando mais agilidade nos atendimentos. Toda a população da região será beneficiada”, pondera Romanelli.

Para o prefeito de Cambará, José Salim Haggi Neto, a estadualização vai fortalecer ainda mais a área da saúde na região.” Isso é um anseio de todos os prefeitos da região. Toda a administração e o custeio passarão para o Estado. Será menos burocrático,  o hospital certamente terá mais recursos e poderá ofertar uma quantidade muito maior de serviços, com mais qualidade e vai beneficiar uma população de 290 mil pessoas”, disse.
Romanelli reivindica estadualização do Hospital Regional do Norte Pioneiro Romanelli reivindica estadualização do Hospital Regional do Norte Pioneiro Revisado por Blog do Chaguinhas on 18:25:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios