Na reta final para o Enem e o vestibular da UEL



Nessa contagem regressiva para as provas, é comum os candidatos "mergulharem" de cabeça nos estudos


A primeira fase do vestibular 2018 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) acontecerá no dia 29 de outubro. Logo em seguida, nos dias 5 e 12 de novembro, alunos farão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Nessa contagem regressiva para as provas, é comum os candidatos "mergulharem" de cabeça nos estudos. No entanto, essa imersão em todo o conteúdo não é a melhor escolha. Para um bom desempenho nas provas é preciso desacelerar nesta reta final.

Flávia Cabral, professora de língua portuguesa que atua no Curso Saber, em Londrina, comenta que o período requer a manutenção da rotina de estudos, alternando com a prática de atividade física. "Isso ajuda a controlar a ansiedade e o nervosismo, que são os principais causadores do famoso 'branco' na hora da prova. Intercalar os estudos com momentos de relaxamento e lazer são tão importantes quanto dormir bem à noite. O sono é essencial para se concentrar em sala de aula e ajudar na memória", diz.

Candidatos ao vestibular da UEL no curso de Medicina – o mais disputado em todo o sistema (universal e cotas) da instituição - os colegas Tainan Fabbri Scalco, 22, e Mateus Tetsuo Fujita, 18, confirmam que diminuir o ritmo, principalmente na última semana, é uma forma de aliviar a ansiedade. Eles já participaram de outros processos seletivos e acreditam que cada um deve desenvolver um método de estudo.

Enquanto Fujita prefere estudar mais a teoria, Scalco prioriza as revisões com base nas provas de vestibulares passados. Já Natalia Mello, 20, também candidata ao curso de Medicina na UEL, dá foco à resolução de exercícios. "Faço uma média de 80 questões por dia", cita.

Márcia Chiréia, coach pedagógica e coordenadora do curso Prime, conta que muitos candidatos pensam que priorizar os estudos somente nas disciplinas específicas resolve o problema. "É errado. Eles precisam passar pela primeira fase. Então, devem cumprir etapas. Estudar requer escolhas. É importante elencar alguns conteúdos que mais caem e os professores sabem que conteúdo é esse", destaca.

Neste processo, o estudante Henderson Vinícius de Oliveira Santos, 25, recorre à revisão do material que ele mesmo desenvolveu ao longo do ano, com base nas questões de sala de aula, conteúdo online e simulados. Ele é candidato ao curso de Medicina na UFPR (Universidade Federal do Paraná), que também terá a aplicação da prova da primeira fase no dia 29 de outubro.

De olho na mesma vaga, Thayná de Freitas Chaves, 18, conta que prefere retomar a teoria com base nos erros dos exercícios e que tem dado um espaço para o lazer apenas no final de semana. "Para me desligar, tive que estabelecer um horário no sábado, senão eu ficaria o tempo todo estudando", revela.

No dia da prova, Chiréia ressalta que revisar o conteúdo é um "efeito placebo". "Se a gente pensar que essa revisão na véspera ou no dia pode trazer uma certa sensação de segurança, tudo bem, mas não tem magia. Para aliviar a ansiedade e o nervosismo, a dica é trabalhar a respiração e ter tido uma boa noite de sono", aponta.

REDAÇÃO
Considerando que a redação é uma grande preocupação entre os inscritos, seja no vestibular ou Enem, a professora Cabral diz que a prática é essencial, "desde que alguém com conhecimento possa avaliar os textos, justamente para o estudante não reforçar os erros", acrescenta.

Na internet, como há uma imensa oferta de conteúdos, ela ressalta a importância de filtrar as opções. "O site deve ser ou estar vinculado a uma boa instituição", aponta.

Chiréia acrescenta que há sites confiáveis e específicos com propostas de redação, como por exemplo, o Opera10. "Na produção de textos é importante visualizar o que é certo e errado. Além disso, os candidatos podem acessar as redações nota mil do Enem dos anos anteriores, pois trazem comentários interessantes", diz.

Micaela Orikasa
Reportagem Local/FOLHA DE LONDRINA
Na reta final para o Enem e o vestibular da UEL Na reta final para o Enem e o vestibular da UEL  Revisado por Blog do Chaguinhas on 08:10:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

Anúncios