[Fechar]

Últimas notícias

Dois integrantes da equipe de atletismo de Londrina foram convocados para a maior competição escolar

Maria Eduarda Gonçalves, 16 anos, foi a segunda colocada na seletiva nacional no lançamento do disco


Dois atletas da equipe Londrina/Caixa/Ipec de atletismo se classificaram para a disputa da Gymnasíade, a maior competição escolar do mundo, que será realizada no mês de maio, no Marrocos.

Maria Eduarda Gonçalves, 16 anos, e Pedro Tombolim, 15, foram convocados para defender o Brasil após conquistaram índice na seletiva nacional, disputada em São Bernardo do Campo (SP), no último fim de semana. Tombolim venceu a prova dos 800 metros, com o tempo de 1min55seg33, enquanto Maria Eduarda foi a segunda colocada no lançamento do disco, com a marca de 37,40 metros.

Duda conheceu o atletismo aos 14 anos através de um projeto da equipe londrinense nas escolas públicas e logo enxergou ali uma possibilidade de levar mais a sério o esporte. "Nunca tinha tido nenhum contato com o atletismo. Acabei me destacando e me convidaram para treinar. Comecei no arremesso de peso, mas logo me levaram para o lançamento do disco porque eu tenho o braço veloz", revelou.

Moradora de Cambé, Duda fez um trabalho especial para a disputa da seletiva da Gymnasíade. "A competição foi muito difícil, mas o treinamento surtiu efeito. Apesar disso, até esperava uma marca um pouco melhor. Mas o mais importante foi a convocação", frisou.

A lançadora não esconde a ansiedade para participar da sua primeira competição internacional. "Preciso treinar muito até lá. Acredito que será um aprendizado e uma experiência muito grandes. Vou lá para poder aprender", revelou.

Pedro Tombolim, de Cornélio Procópio, venceu a prova dos 800 metros
Pedro Tombolim, de Cornélio Procópio, venceu a prova dos 800 metros


Já Pedro Tombolim treina há três anos em um polo da equipe de Londrina no Colégio Monteiro Lobato, em Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), onde mora. "Um dia fui com a minha mãe ao lugar onde ela fazia ginástica e estava tendo treino. Me interessei e me convidaram para treinar. Logo na primeira semana, teve uma corrida de rua e eu ganhei. Sempre gostei muito de competir", revelou o garoto.

Tombolim garantiu que o início dos treinamentos mudou o seu dia a dia e o deixou mais responsável e obediente: "Com certeza mudou. Agora tem que ter comprometimento, senão não consegue nada".

Comprometimento e treinamentos não podem faltar na rotina para que o menino possa brilhar na sua primeira competição internacional. "Estou um pouco nervoso e ansioso. Mas quero ir lá para subir ao pódio", apontou.

O técnico Gilberto Miranda ressaltou que os atletas iniciam já na próxima semana uma preparação mais específica visando a ida ao Marrocos. "Com certeza será uma experiência única na carreira deles, um ganho muito grande para atletas tão jovens. A preparação será intensa para que eles possam ter condições de brigar por bons resultados", observou o treinador.

A Gymnasíade será disputada entre os dias 2 e 10 de maio e contará com a participação de milhares de jovens alunos atletas de todo o mundo. O evento é realizado pela ISF (Federação Internacional do Desporto Escolar) em parceria com federações e confederações do mundo inteiro.
Lucio Flávio Cruz
Reportagem Local/folha de londrina

Nenhum comentário

UA-102978914-2