[Fechar]

Últimas notícias

Corpo de Bombeiro alerta sobre riscos a banhistas

Jovem de 18 anos morreu no Ășltimo domingo (23) ao tentar cruzar uma represa a nado na zona rural de Ibaiti
No primeiro final de semana da primavera (iniciada no dia 22 de setembro), o Corpo de Bombeiros no Norte Pioneiro registrou uma morte por afogamento na regiĂŁo. A ocorrĂȘncia chamou a atenção do comandante do quartel de Santo AntĂŽnio da Platina, tenente Luciano Camilo, que alerta para os riscos que a ĂĄgua oferece, principalmente, nas estaçÔes mais quentes do ano, quando a procura dos banhistas por rios, represas e balneĂĄrios aumenta significativamente. No ano passado sete pessoas morreram afogadas no Norte Pioneiro, trĂȘs delas em um Ășnico fim de semana, enquanto se divertiam em represas e rios da regiĂŁo.


Na tarde do Ășltimo domingo (23), Matheus Henrique Novaes de Almeida, 18, entrou para a estatĂ­stica de afogamentos do Corpo de Bombeiros, apĂłs tentar cruzar a nado uma represa na zona rural de Ibaiti. Ele estava com um amigo que conseguiu concluir o percurso. A travessia frustrada que resultou na morte de Matheus de Almeida foi filmada por uma amiga que tambĂ©m estava no local.

O corpo do rapaz foi encontrado a uma profundidade de nove metros pelos mergulhadores do Corpo de Bombeiros, após uma hora de buscas. "A testemunha que filmou o afogamento disse aos socorristas que ela, o namorado e a vítima brincavam na ågua logo após o almoço, quando os jovens decidiram atravessar a represa nadando de um lado para o outro. Perto de concluir o percurso, a vítima teria decidido retornar ao ponto de partida e afundou inesperadamente. Os amigos pediram por socorro, mas infelizmente não foi possível salvar a vida do rapaz", disse o tenente Luciano Camilo.

Luiz Guilherme Bannwart/ Divulgação
Luiz Guilherme Bannwart/ Divulgação - Tenente Luciano Camilo: 'Armadilhas como galhos e cercas de arames podem custar a vida dos banhistas'
Tenente Luciano Camilo: "Armadilhas como galhos e cercas de arames podem custar a vida dos banhistas"


ORIENTAÇÕES
O comandante do Corpo de Bombeiros de Santo AntĂŽnio da Platina, responsĂĄvel pelo atendimento a 18 municĂ­pios da regiĂŁo, orienta para que as pessoas evitem o banho em rios e represas, mesmo em locais conhecidos, principalmente sozinhas ou mesmo em um grupo pequeno de amigos. "NĂŁo Ă© possĂ­vel saber o que hĂĄ sob as ĂĄguas. Existem muitas armadilhas como galhos e cercas de arames, que podem custar a vida dos banhistas", adverte Camilo.

O tenente também alerta para os riscos iminentes de afogamento em locais impróprios para banho. "Os acidentes ocorrem, mas eles podem ser evitados. As crianças, por exemplo, gostam de brincar em cavas, e isso é muito perigoso. Crianças e adolescentes devem estar sempre acompanhados por um responsåvel, preferencialmente adulto", salienta.




GUARDA-VIDAS
No Norte Pioneiro, os locais mais frequentados pelos banhistas sĂŁo o distrito da Alemoa, em Siqueira Campos; o Parque da Corredeira, em Tomazina; o Parque da Cachoeira, em RibeirĂŁo Claro; e as represas Chavantes e Canoas 2, em RibeirĂŁo Claro, CarlĂłpolis e AndirĂĄ, respectivamente.



A presença de guarda-vidas em parte dessas localidades, no entanto, ocorre somente durante a Operação VerĂŁo Costa Norte, que se inicia em dezembro e termina apĂłs o Carnaval. Na Ășltima temporada, o Corpo de Bombeiros de Santo AntĂŽnio da Platina contabilizou duas mortes por afogamento, um salvamento e 57 advertĂȘncias a banhistas.


Luiz Guilherme Bannwart
especial para a FOLHA DE LONDRINA

Nenhum comentĂĄrio

UA-102978914-2