[Fechar]

Últimas notícias

Programa Pet Amigo entrará em funcionamento durante o “Julho Dourado”

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) esteve, nesta segunda-feira (20), na Secretaria Estadual do Meio Ambiente, para discutir as ações que devem ser executadas durante o “Julho Dourado”, lei de autoria do deputado que torna o mês de julho como um período de reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de cães e gatos e de alerta para a importância da prevenção de zoonoses.

Entre as ações, está o funcionamento do programa “Pet Amigo” do governo do estado. O “Pet Amigo” é o cadastro onde é feito o registro do animal de estimação, doméstico ou domesticado. Com o registro, todas as informações sobre o bicho estarão reunidas em um só lugar e facilitará a identificação do animal, caso ele fuja ou seja levado de seu tutor.

É possível indicar se o bicho está desaparecido, o que facilita a identificação e restituição do animal. O cadastro permite registrar gatos, cachorros, répteis, roedores, equinos, furões e outros animais domésticos ou domesticados.

Outro serviço disponível é a emissão de comunicados sobre campanhas de proteção e de saúde animal e dicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Paraná sobre nutrição, cuidados, saúde e outras informações para o bem estar do pet.

Durante o mês de julho, também estão previstas palestras, seminários, campanhas para orientar e prevenir as doenças transmitidas pelos animais, campanhas de adoção e de conscientização contra o abandono.

O deputado Cobra Repórter ressalta que está em vigor, desde abril de 2018, a Lei Nº 19472 de sua autoria e que é válida para todo o Estado do Paraná que instituiu o “Julho Dourado”. O “Julho Dourado” foi inserido no Calendário Oficial de Eventos do Estado e diversas atividades já foram realizadas, no ano passado, para promover a qualidade de vida aos animais de rua e domésticos. 

“O Julho Dourado é uma referência e a causa animal merece atenção no Paraná. Estamos no Estado com maior número de cães por domicílio e com uma imensa população de animais de rua. Esse projeto permite a promoção da conscientização sobre a posse responsável, incentiva a realização de campanhas de castração, ações preventivas de zoonoses e de adoção”, afirmou o deputado Cobra Repórter.

Nenhum comentário

UA-102978914-2