[Fechar]

Últimas notícias

Festival SESI de Robótica tem competidores do PR em todas as modalidades


 

Entre os dias 15 e 18 de março, equipes de robótica dos Colégios Sesi vão representar o Paraná no Festival SESI de Robótica 2023, em Brasília. As 11 equipes são das cidades de Curitiba, Londrina, Dois Vizinhos, Pinhais, São José dos Pinhais, Pato Branco e Foz do Iguaçu.

Os alunos dos Colégios Sesi vão competir nas quatro modalidades que estarão presentes no Festival SESI de Robótica: FIRST® LEGO® League (FLL), FIRST® Tech Challenge (FTC), FIRST® Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools. O Festival nacional acontece no Estádio Mané Garrincha e vai reunir crianças e adolescentes de 9 a 18 anos de todo o Brasil.

Nesta temporada, os desafios estão ligados à energia. Por isso, os participantes devem aplicar conceitos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (abordagem STEAM, na sigla em inglês) para criar projetos de inovação, além da construção e programação dos robôs que devem cumprir missões.

Representantes dos Colégios Sesi no Festival nacional:

Modalidade FLL

Ampharos – Colégio Sesi da Indústria do Centro de Curitiba

CRONOS – Colégio Sesi da Indústria de Pinhais

The Gears – Colégio Sesi da Indústria de Rio Negro

Modalidade FTC

Asimov – Colégio Sesi Internacional de Londrina

Benderminds – Colégio Sesi da Indústria de Dois Vizinhos

Nautilus Viasoft – Colégio Sesi da Indústria de Pato Branco

Quimera – Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais

Sesi Senai Brontobyte – Colégio Sesi da Indústria da Cidade Industrial de Curitiba

Modalidade FRC

Sesi Senai Steampunk Monkey – Colégio Sesi da Indústria da Cidade Industrial de Curitiba

Modalidade F1 in Schools

Escuderia Tupã – Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais

Takion – Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu

Leia também: Conheça as equipes classificadas para o Festival Sesi de Robótica

Equipes paranaenses da modalidade FLL classificadas para a etapa nacional / Foto: Divulgação Sistema Fiep

Como funcionam as modalidades do Festival SESI de Robótica 2023

FIRST® LEGO® League (FLL): Desafia estudantes de 9 a 16 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia LEGO® Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

FIRST® Tech Challenge (FTC): Estudantes de 14 a 18 anos são desafiados a projetarem, programarem e construirem robôs capazes de realizar tarefas. Os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android e podem ser codificados usando uma variedade de níveis de programação baseada em Java e Blocks.

Simulação da modalidade FTC, apresentada durante o Torneio Regional da FLL / Foto: Divulgação Sistema Fiep

FIRST® Robotics Competition (FRC): Alunos de Ensino Médio são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial, de até 54 kg e 1,5 metro de altura, para competir em um jogo de arena, por meio de alianças formadas com outros times. Os robôs são construídos a partir de um kit de peças, que, em sua maioria, são doadas por indústrias de diversos segmentos.

F1 in Schools: Estudantes a partir de 9 anos, matriculados nos Colégios Sesi, criam empresas para competir em uma pista de corrida em miniatura. O campeonato faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula 1 e reproduz desafios profissionais envolvidos em uma corrida de carros, desde a criação da escuderia até o enfrentamento nas pistas. Não é só a velocidade que conta: é necessário utilizar recursos tecnológicos para projetar, modelar e testar um protótipo de um carro de F1. Os jovens competidores precisam pensar em marketing, patrocínio, plano de negócios e estratégias em mídias sociais. Além disso, as equipes desenvolvem um projeto social, que pode ser usado como critério de desempate no resultado final.

Contatos da assessoria:

Fábio Rodrigues | (41) 9 9573 2857 | fabio.rodrigues@sistemafiep.org.br

Nenhum comentário

UA-102978914-2